LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

~ となりのトトロ~Tonari no Totoro



E como complemento a postagem em que falei sobre as animações do estúdio Ghibli, estarei falando hoje sobre Tonari no Totoro ( Meu vizinho Totoro), que foi lançado em VHS no Brasil por volta dos anos 90.

Um pouco da história...

As irmãs Satsuki (12) e Mei (5), se mudam juntamente com seu pai para a uma pequena cidade do interior rural, para ficarem mais próximas do local onde sua mãe está hospitalizada.
A casa onde eles vão morar é meio antiga, e as crianças que moram na região dizem que é assombrada por receber a visita de estranhos espíritos.
Certo dia, a pequena Mei encontra um bichinho que fica invisível na floresta, e ela resolve segui-lo para saber a sua origem, até que ela acaba caindo em uma toca na raiz de uma árvore. Lá ela conhece um bicho enorme e peludo, mas muito gracioso, ao qual ela nomeia de Totoro.
Como o pai estava procurando por Mei, Totoro desaparece de repente deixando ela dormindo.
Ao retornar, a menina logo conta a Satsuki sobre o estranho ser que ela conheceu. Satsuki só foi confirmar isso como verdade, quando ela o vê em carne e pelo no ponto de ônibus esperando seu Gatobus chegar.
Elas descobrem que Totoro era seu vizinho que vivia em uma árvore ao lado. E a partir de então as duas se tornam suas amigas. Mas somente elas conseguiam vê-lo, como se fosse um sonho.
Paralelo a isto, a situação de saúde da mãe das meninas só se agrava o que preocupa principalmente Satsuki.Ela resolve visitar a mãe junto com um colega, e como o hospital ficava muito longe, ela pede que Mei ficasse esperando em casa junto com uma senhora amiga,que elas chamam de vó.
Mas Mei, com sua natureza própria de criança caçula, discorda e insiste em querer ir junto da irmã. A insistência se torna uma birra ao ponto que as duas acabam discutindo.

No dia seguinte, Mei sai de casa escondida, com a intenção de visitar sua mãe sozinha, e levando um milho em sua companhia. O problema é que ela não sabia o caminho, e acaba ficando perdida até o escurecer.
Preocupados, todos os conhecidos procuram pelo seu indício, mas nada de encontrar a pimpolha, ninguém que mora pela a redondeza haviam-na visto.
È nesse momento que Satsuki, busca sua ultima esperança: o amigo Totoro.
Bom, daí chega ao desfecho que é emocionante.

Comentários:

"Totoro" foi à primeira obra de Hayao Miyazaki que assisti. É também a que considero uma das melhores animações, como um pedaço de infância que recordo. E não é por menos, pois Totoro é o mascote do estúdio Ghibli justamente por ser a obra mais marcante.


A trama, ao mesmo tempo em que é fantasiosa, é tão humana e realista por vezes. Justamente pelo contraste em envolver situações pessoais (como mãe doente, mudança de casa, briga entre irmãos) envolver também, figuras místicas como Totoro, que é um monstrinho protetor da floresta, um misto de figuras folclóricas.
A cena final é a minha predileta, pois é o momento em que me identifiquei com a personagem Mei, talvez por ela estar tão próxima de uma figura de criança. Inclusive me fez chorar aos 8 anos de idade.


Direção: Hayao Miyazaki
Ano:1988
Gênero:infantil/fantasia/aventura
Soundtrack: Joe Hisaishi


Assista encerramento com a canção: "Tonari no Totoro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário